A visão no esporte

Talvez você já tenha ouvido a expressão que “o cara tem uma excelente visão de jogo”. É claro que isso vai pra além da visão que utilizamos no dia-a-dia, mas você já se perguntou até onde pode ir a relação entre a visão e o jogo?

Bem… se você por acaso usa óculos, uma dessas relações você já sabe. A acuidade visual é uma das medidas mais importantes para o esporte. Ela é determinada por exemplo por aqueles testes bem conhecidos (ver figura abaixo) e mede a capacidade do olho de perceber a forma e o contorno dos objetos.

Snellen chart

Tabela de Snellen – não se desespere se vc não enxergar. Está pequena mesmo ; )

As consequências de distúrbios visuais, mesmo que pequenos, para o desempenho são claras. Entretanto a visão vai muito além desta acuidade, testada em consultórios de oftalmologistas.

Imagine um jogador de futebol prestes a executar um passe entre defensores do time adversário. Naturalmente ele deve utilizar ao máximo seu campo visual para analisar todas as suas possibilidades. O campo visual inclui a sua visão central, ou seja, o foco para onde ele está olhando, e a visão periférica, quer dizer, todo o entorno.

A visão periférica é um dos principais diferenciais em atletas de alta performance. Ela faz com que o atleta tenha mais possibilidades de ação e possa surpreender adversários. Praticamente todos os esportes se beneficiam desta utilização. Pense em um tenista prestes a responder a um saque: ele olha para a bola ao rebater, e ao mesmo tempo deve perceber a posição do seu adversário em quadra; Outro exemplo: um lutador prepara um golpe ao observar a guarda do adversário. Ao mesmo tempo, ele nota a movimentação do tronco e das pernas do oponentee para evitar um possível ataque. Enfim, poderíamos passar horas citando exemplos como estes.

 

visão periférica

Informações visuais importantes no momento da decisão de uma jogada.

Uma má notícia é que não é possível expandir a visão periférica. Mas a boa notícia é que é possivel treinar sua utilização. (falaremos mais sobre isso em breve)

Outra característica importante da visão é a percepção de contraste. Em outras palavras, o quanto somos sensíveis ao contraste de um objeto com o fundo da imagem. Isso fica bem claro quando pensamos por que nenhuma bola de futebol nem é, nem nunca será verde como a grama. MAs o contraste não se restringe à cor, envolve também diferenças entre luminosidades de objetos.

Outra coisa indispensável é a percepção de profundidade (a visão 3D!). Ela permite que tenhamos noção das distâncias dos objetos. Consequentemente, conseguimos identificar a trajetória da bola que vem em nossa direção, e por fim, ter um ideia de quando a bola chegará no seu destino final. Essa é uma base visual do conhecido timing.

Apesar de termos falado sempre de exemplos de objetos, nunca podemos esquecer que estes objetos no esporte estão quase sempre em movimento, seja a bola, jogador, ou a mão do oponente. Em última instância. o objetivo geralmente é usar a informação deste movimento para tomar as decisões e realizar jogadas, por isso é de grande importância nossa percepção de movimento.

Mas veja que interessante: a nossa visão periférica é excelente em perceber movimento! Por isso ao bater um pênalti, além das vantagens do batedor (que você pode ver neste post), eis aqui uma nova: mesmo enquanto o cobrador olha para a bola durante a batida, com sua visão periférica ele percebe o movimento do goleiro, e consegue a tempo mudar a direção de sua cobrança de acordo com o lado que o goleiro cai.

Além de tudo isso, é importante que o atleta, seja qual for sua modalidade esportiva, individual ou coletiva, esteja atento a estas informações. Quer dizer, de nada adianta ter grandes capacidades visuais, se não souber usá-las.

Em outros posts abordaremos com mais detalhes cada uma dessas características da visão. Fique atento!

 

Enfim, deu pra ver por quê a “visão de jogo” é algo tão raro?

 

Curtiu? Compartilhe!

 

One thought on “A visão no esporte

  1. Responde uma coisa! Que tipo de esporte pessoa com visão monocular pode praticar? Porque é muita hipocrisia não considerar uma pessoa com visão monocular uma pessoa com deficiência do tipo sensoria! Se a pessoa nao pode ser jogador de futebol profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *