As avaliações de performance cognitiva são um ponto de partida
Entenda o que vem depois

Apesar de outras áreas do esporte apresentarem métricas confiáveis e bem definidas para guiarem seus trabalhos. Por onde começar quando o assunto é cognição?

Nós desenvolvemos as avaliações de performance cognitiva CogScore5 e CogScore4 para que profissionais do esporte e atletas possam ter um ponto de partida para o trabalho cognitivo.

Sensorial Sports – Por que monitorar e aprimorar capacidades cerebrais?

As neurociências consideram como cognição todo o processamento que o cérebro* realiza desde o momento em que recebe informações e passa a interpretá-las e associá-las para gerar ações.

Nós utilizamos nossas capacidades cerebrais a todo momento para interagir com o mundo que nos rodeia. Mas é no contexto esportivo que nossas capacidades cerebrais são mais exigidas. Isso porque os atletas precisam exibir capacidades cognitivas formidáveis para filtrar e processar as informações mais importantes e tomar as melhores decisões no menor tempo possível. Essas capacidades são essenciais para que o atleta se destaque de companheiros e adversários com desempenho físico semelhante.

A performance do atleta em campo, quadra, pista, piscina, entre outros, depende, portanto, de capacidades cognitivas como: atenção (concentração), velocidade, tomada de decisão, controle de impulsividade, visão periférica, memória de trabalho e memória motora. Nós agrupamos essas capacidades em quatro dimensões, formando uma engrenagem de habilidades cerebrais que podem ser monitoradas por meio de avaliações periódicas e treinadas por meio de diferentes métodos.

Essas diferentes capacidades cerebrais são essenciais para a performance esportiva, uma vez que o atleta com boa performance cognitiva:

A Sensorial Sports utiliza as neurociências e a tecnologia para expandir capacidades humanas e, consequentemente, aumentar a performance esportiva dos atletas. Nós desenvolvemos Avaliações de Performance Cognitiva para monitorar capacidades cerebrais essenciais para o contexto esportivo de forma precisa e controlada.

Nós medimos as seguintes capacidades do atleta:

  1. Atenção: A atenção é o processo de filtrar as informações mais importantes do ambiente, e evitar distrações. A atenção é uma candidata forte para ser a principal capacidade cognitiva que o atleta pode possuir. Isso porque um atleta atento adquire mais informações sobre as posições dos companheiros e adversários, sobre a trajetória da bola, sobre a instrução do técnico, e sobre o próprio movimento corporal ou detalhes do movimento corporal do adversário. Além disso, a tão exigida concentração depende de o atleta manter a atenção em suas atividades. A concentração favorece, inclusive, o aprendizado. Por fim, um atleta atento, concentrado e focado, tem menor chance de se distrair com eventos irrelevantes, como vaias e provocações.
  1. Tomada de decisão: A tomada de decisão eficiente é a escolha da melhor opção disponível no menor tempo possível. Uma boa tomada de decisão exige diversos processamentos do cérebro. Como resultado, esses processamentos devem levar a decisões corretas, flexíveis e rápidas mesmo em condições imprevisíveis. As decisões são resultado de diversas áreas do cérebro trabalhando juntas e eficientemente. Elas também dependem da atenção, uma vez que decisões boas são baseadas em informações importantes, e não em informações irrelevantes. O tempo de decisão representa o tempo que cérebro leva para processar as decisões em relação ao tempo de reação, ou seja, quantos milissegundos além do tempo de reação o cérebro precisa para tomar uma determinada decisão.
  1. Qualidade da Reação: Reações são respostas a eventos simples, que exigem pouca tomada de decisão. Reações de alta qualidade são rápidas e constantes. Quando o atleta faz respostas simples (como um movimento técnico ou tático exaustivamente treinado, ou a largada das corridas), seu cérebro ativa conexões pré-programadas para aumentar a velocidade do processamento. Ainda assim, essas respostas não apresentam sempre a mesma velocidade. Quanto mais constante e rápido é esse processamento, melhor o atleta reage a situações previsíveis.
  1. Controle da Impulsividade: O controle da impulsividade mostra a capacidade do atleta em inibir respostas incorretas. É muito comum no esporte que o atleta fique pressionado pelo tempo, ou seja, que as situações exijam decisões rápidas mesmo que o atleta não tenha tido tempo de adquirir toda a informação necessária para fazer uma boa escolha. Por exemplo, o adversário se aproxima rapidamente e o atleta tem que decidir se ele aumenta sua velocidade sabendo que não conseguirá manter o ritmo, ou executa outra ação que ele sabe que conseguirá manter. Uma resposta impulsiva leva o atleta a escolher uma opção errada, que o coloca em desvantagem em relação ao adversário. Sendo assim, respostas rápidas e corretas exigem que o cérebro seja veloz, mas não decida sem considerar informações importantes.
  1. Visão Periférica (apenas para a Avaliação em Realidade Virtual): O bom uso da visão periférica faz com que o atleta consiga processar informações periféricas com a mesma rapidez e precisão das informações para as quais ele está olhando diretamente. Os atletas movimentam seus olhares constantemente para conseguir o maior número de informações do ambiente. No entanto, na maioria das vezes eles precisam adquirir diversas informações visuais ao mesmo tempo, com o olhar fixo. Dessa forma, é essencial que eles processem tanto informações que estão no centro do campo de visão, como informações que estão na periferia. O bom uso da visão periférica é determinado pela capacidade de utilizar as informações que estão nas laterais do campo visual com a mesma precisão e velocidade com a qual eles interagem com aquilo para o qual estão olhando diretamente. O bom uso da visão periférica também permite que o atleta confunda o adversário ao executar uma ação em direção a um ponto para o qual ele não está olhando.
Box 1. As capacidades cerebrais que avaliamos

Atenção: processo de filtrar as informações mais importantes do ambiente, e evitar distrações.

Tomada de decisão: processo de escolha da melhor opção disponível no menor tempo possível.

Reação: respostas a eventos simples, que exigem pouca tomada de decisão.

Controle da Impulsividade: capacidade de inibir respostas incorretas.

Visão Periférica: utilização das informações da periferia do campo visual com velocidade e precisão.

 

Nossas avaliações são realizadas por meio de estímulos-respostas. Ou seja, figuras (estímulos) são apresentadas nos óculos de Realidade Virtual ou nos celulares e os atletas respondem a esses estímulos por meio de um botão de repostas ou por toque na tela.

A partir da análise das respostas dos atletas, nossa equipe de neurocientistas produz um Relatório de Desempenho Cognitivo (RDC) que apresenta scores para as capacidades cognitivas: atenção, tomada de decisão, qualidade da reação, controle da impulsividade e visão periférica, assim como os tempos de reação e de decisão. Além dos scores, o RDC apresenta uma comparação do atleta com outros atletas do nosso banco de dados.

Avaliação em Realidade Virtual (RDC5+)

O Relatório de Desempenho Cognitivo 5 (RDC5+) mostra tanto o score em cinco capacidades cognitivas: Qualidade de reação, Tomada de decisão, Atenção, Controle da impulsividade e Visão Periférica (em escala de 0 a 100), como o tempo de reação e o tempo de decisão. O relatório também sintetiza a performance cognitiva geral do atleta (em escala de 0 a 1000). A performance cognitiva geral é calculada com base nas quatro capacidades cognitivas e nos tempos de reação e decisão.

 

Avaliação Mobile (celulares)

O Relatório de Desempenho Cognitivo 4 (RDC4) mostra tanto o score em quatro capacidades cognitivas: Qualidade de reação, Tomada de decisão, Atenção e Controle da impulsividade (em escala de 0 a 100), como o tempo de reação e o tempo de decisão. O relatório também sintetiza a performance cognitiva geral do atleta (em escala de 0 a 1000). A performance cognitiva geral é calculada com base nas quatro capacidades cognitivas e nos tempos de reação e decisão.

 

Cada atleta avaliado recebe seu RDC. Esses relatórios servem como guia para que técnicos, preparadores e outros profissionais do esporte possam criar metas e treinamentos para seus atletas, a fim de aumentar sua performance prática por meio do aumento da performance cognitiva.

Por exemplo, se um atleta possui baixa atenção, sua comissão técnica pode treinar essa capacidade para que ele possa participar de uma competição mais concentrado nas suas atividades do início ao fim. Sendo assim, nossas avaliações têm o objetivo de criar um ponto de partida, e monitorar se as metas foram alcançadas após um período de treinamento.

A Sensorial Sports apresenta a seguinte metodologia para gerar aumento de performance esportiva. (1) Primeiro avaliamos a performance cognitiva do atleta. (2) Em seguida, estabelecemos suas principais fragilidades. (3) A partir dessas informações, nós determinamos uma meta individual, assim como metas para grupos de atletas. (4) Treinamos os atletas de acordo com as metas estabelecidas e de acordo com as ferramentas escolhidas (treinamento em realidade virtual, treinamento integrado entre corpo e cérebro, treinamento em telas touch-screen e/ou treinamentos práticos em campo). Após o período de treinamento, verificamos se as metas foram atingidas. Os profissionais do esporte que participam deste trabalho recebem reciclagem periódica do conhecimento empregado nessa metodologia, assim como as ferramentas são atualizadas.

 

Utilize as informações deste documento para compreender e analisar seu(s) relatório(s), assim como promova uma conversa entre atletas, preparadores, técnicos e psicólogos com o intuito de criar novos treinamentos que aumentem a performance esportiva com base no desenvolvimento cognitivo.

*cérebro: neste texto, nós utilizamos “cérebro” também como sinônimo de sistema nervoso central para facilitar a compreensão de alguns conceitos.

ENTRE EM CONTATO E SAIBA MAIS