Uma parceria de inovação e pesquisa com a Sociedade Esportiva Palmeiras

Em 2017, a Sensorial Sports esteve presente na preparação dos atletas da categoria sub-17 da Sociedade Esportiva Palmeiras. Em uma parceria pioneira dentro do futebol brasileiro, o trabalho foi parte do desenvolvimento de um de nossos métodos de treinamento de capacidades cognitivas essenciais para a performance em campo.

 

# Uma intervenção científica #

O trabalho seguiu métodos científicos criteriosos desde o início. Primeiramente foram feitas medidas de 5 capacidades cognitivas fora de campo, utilizando nossa Avaliação de Performance Cognitiva (qualidade da reação, tomada de decisão, visão periférica, controle de impulsividade e atenção). O objetivo foi separar os atletas em grupos que seriam testados com nossos métodos, ou acompanhados separadamente, seja com uma intervenção neutra (placebo), seja sem nenhuma intervenção. Todos os atletas também foram avaliados dentro de campo em uma atividade coletiva. Avaliação realizada pelo analista de desempenho do clube, Roberto Torrecilhas.

A partir daí, o trabalho seguiu em conjunto com a equipe técnica, liderada pelo técnico Artur Itiro, e a equipe de acompanhamento psicológico do clube, coordenada pela psicóloga Gisele Silva. Onze atletas selecionados para o Grupo Experimental realizaram duas sessões semanais de 35 minutos de treinamento durante cinco semanas. As sessões consistiam em métodos utilizando Realidade Virtual para expor o atleta a estímulos que demandavam uma rápida reação, uma tomada de decisão eficiente, a utilização da visão periférica, e sua capacidade de perceber os movimentos de uma cena dinâmica, todos elementos chaves para uma boa performance no futebol.

 

# Por que a Realidade Virtual? #

Todo o conhecimento científico envolvido neste treinamento é fruto de anos de estudos e pesquisa de nossos neurocientistas. Entretanto, aliar este conhecimento à tecnologia foi um dos passos mais importantes do trabalho. O ambiente virtual foi um grande acelerador do treinamento, pois promoveu a imersão do atleta em um ambiente controlado, no qual conseguimos apresentar as informações mais adequadas de acordo com necessidades previamente avaliadas. Além disso, com este método, somado ao trabalho de gamificação realizado pela nossa equipe de desenvolvedores, conseguimos altos níveis de adesão e engajamento ao longo do treinamento. Dessa  forma, o atleta conseguia acompanhar seu desempenho ao longo do tempo, com metas desafiadoras estipuladas pela Sensorial Sports e pelo programa de treinamento.

 

# Os Resultados #

Todo o treinamento durou 5 semanas e os resultados foram surpreendentes:

Os atletas que participaram do treinamento com nossos métodos apresentaram um aumento geral de performance cognitiva (7%) bastante influenciado pelo aumento da Atenção (14%). Essa melhora foi evidenciada pela nossa Avaliação de Performance Cognitiva e encontrada tanto na comparação antes vs depois do treinamento, como na comparação com o grupo placebo da pesquisa. Essa melhora somente ocorreu no grupo treinado pela Sensorial Sports, mostrando a efetividade dos nossos métodos.

 

Apesar da grande relevância destes resultados, o mais interessante ficaria para a performance em campo. As categorias de base do Palmeiras como um todo têm mostrado um grande poder ofensivo, como você pode acompanhar aqui e aqui.

Para ver os resultados dentro de campo, o Palmeiras avaliou os atletas em atividades antes e depois do nosso treinamento cognitivo. Tendo em vista a característica do time, do trabalho do treinador e dos objetivos ofensivos do clube, foi dada atenção especial às ações ofensivas. Uma aumento de desempenho dos jogadores era esperado neste período de intervenções, já que o trabalho da equipe técnica seguiu seu curso normal. Além disso, temos que contar com influências naturais e incontroláveis que ocorrem em pesquisas em ambiente aberto, como o clima. Entretanto, nas ciências do esporte, quando um método têm impacto na performance em campo, espera-se encontrar uma melhora do grupo treinado em relação aos demais grupos, desde que todos tenham sido expostos às mesmas condições, como ocorreu.

 

Comparando os grupos Experimental (Sensorial Sports), Placebo (Controle Ativo) e Controle (Controle Passivo), tivemos o seguinte resultado para as ações ofensivas:

 

Ganho em ações ofensivas efetivadas em cada grupo do estudo, comparando Antes e Depois do período de treinamento com o método da Sensorial Sports

O resultado em campo é tudo o que um método de treinamento busca. Nossos resultados mostram que os atletas que utilizaram o treinamento cognitivo da Sensorial Sports conseguiram ter em média um ganho 2 vezes maior entre o início e o fim do trabalho comparando-os com os atletas que não tiveram nenhuma intervenção de nossa equipe (grupos controles). Com estes resultados, abrimos uma nova janela de oportunidades para atletas e comissões técnicas: uma valiosa e inovadora ferramenta para ser integrada à preparação dos atletas para atingir o máximo de suas performances em campo.

 

# Este trabalho pode auxiliar sua performance #

O objetivo da Sensorial Sports é ser de fato um parceiro da equipe e do atleta. Além do nosso treinamento, técnicos e preparadores podem utilizar nossa Avaliação de Performance Cognitiva para obter informações de desempenho cerebral que guiarão a sequência dos trabalhos. Com os resultados da avaliação, eles saberão de antemão as maiores dificuldades de seus atletas, e dessa forma poderão intervir de maneira precisa na sua preparação. Se você é atleta, ou treinador/preparador e quer implementar estas ferramentas no seu programa de treinamento, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Gostou? Compartilhe!

 

*Agradecemos à Sociedade Esportiva Palmeiras pela oportunidade de desenvolver este trabalho inovador, e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo pelo suporte financeiro da pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *